Quarta-feira, 19 de Março de 2008

O PODER

 

 

                          O PODER

 

     O Poder é algo de inexoravelmente atractivo. Toda a gente quer ter poder, algum poder, seja ele de que forma for, seja ele sobre o que for.... O poder parece ser a segunda medida da natureza humana , após o instinto de sobrevivência... ( provavelmente a posse e uso do poder fazem parte dessa primeira prioridade: a sobrevivência individual e enquanto espécie...)

      Desde que sabemos alguma coisa de história, desde os sumérios, e extrapolando para trás até ao homem das cavernas e para a frente ao actual homo tecnologicus, o poder está no cerne de todas as lutas.... De todas as histórias. Começou por ser exercido pelo gume da espada, ao qual se juntou a sombra da cruz, (pelo menos na sociedade dita ocidental), e quase sempre por moeda metálica, que aliás se transformou na expressão actual do poder. Caímos agora no poder económico nas suas formas mais sofisticadas. Quem tem dinheiro compra armas, compra países, compra consciências, compra a justiça, etc. etc.......

      Nos séculos XII e XIII, o povo, os servos da gleba, sabiam quem tinha o poder, onde estava ele, bastava olharem para o castelo, as armas e sicários do Sr. feudal da área..... Hoje, nós fazemos uma ideia muito pouco precisa onde está o poder, porque o poder económico e político têm uma prática de miscigenação, de promiscuidade, que dificulta a definição das suas fronteiras, (se é que as há....KKKKK!)

      Algumas pessoas com quem falo, dizem-me que o único poder legítimo que um governante a qualquer nível, pode ter, é aquele que lhe é conferido pelos governados por sufrágio universal.... Enfim, a isto respondo: do mal o menos! Mas pergunto também: Eu estudei programas de partidos e candidatos, informei-me tanto quanto pude e levei em conta a minha experiência acumulada, o estado do país no momento e decido escolher o que considero o mal menor votando no partido X..... O Puto Zé, de 18 anos vota no partido Y, não sabe bem porquê, ou então porque lhe deram uma T shirt e um boné. Isto tem ponta por onde se pegue???? Mas eu, ao votar em X, estou a conferir poder aos seus agentes políticos ou aos agentes económicos que suportam X?????Ai, Ai!

    Mas estou como dizia Winston Churchil : A democracia tem muitos defeitos, ma eu ainda não encontrei nada de melhor.

     E vamos para o idealismo: Acho que o único poder legítimo que um ser humano devia possuir é aquele que resulta do seu conhecimento próprio, porque é através desse conhecimento, seja ele de que cariz for, que ele pode fazer alguma coisa pela sociedade, pelos outros. O conhecimento eleva o ser humano a uma condição de superioridade, de racionalidade, que lhe deveria conferir uma coisa inestimável: O BOM SENSO, muito mais profundo e profícuo que o senso comum. Confesso que sou um fanático do conhecimento....sempre fui....mas isso não desqualifica a minha opinião, porque infelizmente , não sou cientista nem sábio.

 

 

 

 

: O PODER
publicado por mochovelho às 20:14
link do post | comentar | favorito
|
2 comentários:
De Bárbara a 27 de Março de 2008 às 00:51
Olá, menino!!

Poder poder poder... Os humanos vivem se perdendo em meio aos verbos errados. Como se alguém, realmente, tivesse o poder de fazer algo. Dentro da impermanência, que poder se pode ter? Poder político? Poder social? Financeiro? De influência? Poder amoroso? Um monte de bobeiras que a mente humana cria para se afastar da verdade.

E você, vai bem?

Abraços!
De jose a 28 de Março de 2008 às 12:08
Olá amiga... há quanto tempo....Estão bem?
Tem razão, o poder não tem sentido dado o carácter efémero da vida humana individual....Estou de acordo, mas , sob esse mesmo ponto de vista ou argumento, o que é que na vida tem sentido???? Na minha opinião nada, a começar pelos nossos patéticos esforços de sobrevivência.....
Quando queremos analizar as tristes coisas humanas só damos com icongruências, antagonismos , paradoxos e sei lá mais quê. Só somos conduzidos á confusão e tristeza, pelo menos no que me respeita.....
Mesmo assim um grande abraço e muitas felicidades , para si e para os seus!

Comentar post

mais sobre mim


ver perfil

. 1 seguidor

pesquisar

Agosto 2009

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
31

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

posts recentes

AS APLICAÇOES PRÁTICAS D...

DESCRIMINAÇÃO

VIVA A BADERNA

HAVERÁ TERCEIRA VIA??

Há terceira via??????

O PADROEIRO

EMÉTICO

ACUDAM !!!!!

...

BIBA!BIBA!BIBA!

TERRORISMO E PRESERVATIVO...

A CRISE

DISCIPLINA

O QUE SERÁ?

O REGRESSO DOS ABUTRES

O IMOBILIÁRIO

A CRISE

QUE TAL....

Aonde vamos????

DUARTE de ALMEIDA

arquivos

Agosto 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Julho 2007

Junho 2007

Maio 2007

Abril 2007

Março 2007

Fevereiro 2007

links

blogs SAPO

subscrever feeds