Domingo, 2 de Dezembro de 2007

Passeando entre ideias

                 

 

        UM ASPECTO INTERESSANTE DA    LIBERDADE

      Miguel Sousa Tavares, um jornalista e escritor que muito aprecio, disse a semana passada num dos seus comentários ao cenário nacional, na televisão que, e cito: “ OS PORTUGUESES TÊM UMA QUESTÃO MAL RESOLVIDA COM A LIBERDADE”..... Sempre me pareceu que sim pelas mais diversas razões, mas Miguel Sousa Tavares acrescentou uma muito importante explicando de seguida que : “ Muitos portugueses preferem, não ter liberdade, sujeitarem-se á vontade de um “paizinho”, a troco de terem a garantia do prato de sopa no dia seguinte”.

      O que se diz do povo português pode dizer-se de muitos outros infelizmente, mas é bem verdade que a liberdade tem muitas faces se me é permitida a expressão. Uma dessas faces é a já muito conhecida, propalada e desrespeitada responsabilidade....mas M. Sousa Tavares evoca uma outra muito importante , que é o RISCO. Qualquer ser que seja ou queira ser LIVRE tem que aprender a viver com o RISCO, a aceitá-lo e a geri-lo. É o que nos sucede a nós, seres humanos. A nossa liberdade implica uma série de riscos.....hoje temos um emprego, um ganha pão, amanhã podemos não ter....esta uma característica das sociedades ditas livres, liberais ou neoliberais. A probabilidade de um indivíduo, no meu país, estar empregado hoje e amanhã não ter emprego tem aumentado exponencialmente nos últimos tempos. Não estamos nos países escandinavos, onde a sociedade está suficientemente bem organizada para responder satisfatoriamente a estes problemas e por isso assistimos a um conselho geral aos desempregados: “MONTEM AS VOSSAS PRÓPRIAS EMPRESAS “... o estado ajuda! E eu rio-me amargamente disto......faz-me lembrar aquela velha máxima racista: “Se não arranjas um preto que trabalhe para ti, então o preto passas a ser tu....”.....Bem... com a qualificação dos desempregados e as ajudas do estado, cada um poderá montar a sua pequena taberna e ganharem a vida a venderem copos de vinho uns aos outros......KKKKKK....

(em ciclo fechado....KKKKK)

Como diz uma conhecida cronista portuguesa :

        “OH god, make me good, but not yet....”

 

publicado por mochovelho às 22:13
link do post | comentar | favorito
4 comentários:
De sunshine a 4 de Dezembro de 2007 às 01:15
Que texto realista - é assim, sim. Os portugueses acomodam-se e são avessos a grandes mudanças, nomeadamente porque podem existir riscos. Mas também podem existir ganhos! Qualquer bom profissional não tem que ter medo de arriscar, antes pesar os prós e os contras e arranjar o equilíbrio .
[Error: Irreparable invalid markup ('<br [...] <a>') in entry. Owner must fix manually. Raw contents below.]

Que texto realista - é assim, sim. Os portugueses acomodam-se e são avessos a grandes mudanças, nomeadamente porque podem existir riscos. Mas também podem existir ganhos! Qualquer bom profissional não tem que ter medo de arriscar, antes pesar os prós e os contras e arranjar o equilíbrio . <BR class=incorrect name="incorrect" <a>Dpois</A> outra coisa a que os portugueses são avessos é a fazer formação. Um bom profissional, seja em que área for, tem que estar sempre actualizado, senão é passado para trás! <BR>E os nossos governantes, deviam sim era incentivar à escolaridade e à aposta na formação pessoal e profissional dos cidadãos. Esta é a minha opinião. <BR>O comentário não é , no meu ponto de vista, racista! <BR>Cumprimentos
De sunshine a 4 de Dezembro de 2007 às 01:17
De vez em quando aconntece-me isto aos textos, ainda não descobri o que faço de errado!
De mochovelho a 5 de Dezembro de 2007 às 00:28
Sunshine....obrigado pelo comentário. Não sei porque sucede isso com o grafismo dos seus comentários... não tenho esse problema.....Visitei o seu site, quiz deixar um comentário, um cumprimento, um simples Olá e não encontrei sitio para comentários.....Erro meu?????
Sobre a formação em Portugal, falou de algo que me deixou desesperado muitas vezes na minha vida profissional e decidi escrever um post com esse tema. Vou ver se amanhã consigo ter tempo.
Por agora os meus cumprimentos.
De sunshine a 5 de Dezembro de 2007 às 15:32
Olá, boa-tarde
Os meus posts têm local para os comentários igual ao seu. A mim também me acontecem coisas destas por vezes. Tente novamente.
Cumprimentos

Comentar post

mais sobre mim


ver perfil

. 1 seguidor

pesquisar

Agosto 2009

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
31

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

posts recentes

AS APLICAÇOES PRÁTICAS D...

DESCRIMINAÇÃO

VIVA A BADERNA

HAVERÁ TERCEIRA VIA??

Há terceira via??????

O PADROEIRO

EMÉTICO

ACUDAM !!!!!

...

BIBA!BIBA!BIBA!

TERRORISMO E PRESERVATIVO...

A CRISE

DISCIPLINA

O QUE SERÁ?

O REGRESSO DOS ABUTRES

O IMOBILIÁRIO

A CRISE

QUE TAL....

Aonde vamos????

DUARTE de ALMEIDA

arquivos

Agosto 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Julho 2007

Junho 2007

Maio 2007

Abril 2007

Março 2007

Fevereiro 2007

links

blogs SAPO

subscrever feeds