Quarta-feira, 7 de Maio de 2008

RAÇA?????

                                           

     Já disse algures que ser português era “ UMATRAGÉDIA GEOGRÁFICA E UMA DESGRAÇA GENÉTICA”. Isto é uma opinião forte, que me faz ser odiado por alguns, mas não é totalmente disparatada.

     Li recentemente o resultado de um estudo de cientistas portugueses sobre o nosso ADN....Eles concluem que geneticamente não temos características definidas, sendo antes uma variada salada, onde abunda o ADN árabe e negro. Teremos portanto de procurar aí as qualidades que tanto gabamos a nós mesmos... Vamos dar uma curta vista de olhos nelas

 

A-    Grande capacidade de adaptação a quaisquer condições. Durante a guerra colonial, ouvi, de altas patentes, que não havia soldado no mundo ocidental que fosse capaz de suportar as más condições de vida, as privações, como os nossos eram. Podemos extrapolar isto para o cidadão comum em tempo de paz: CAPACIDADE DE ADAPTAÇÃO A CONDIÇÕES QUE OUTROS NÃO SUPORTARIAM. Mas isto é uma qualidade???? O ser humano é diferente dos outros animais, porque, ao contrário deles, que se adaptam ao ambiente e condições reinantes, o homem adapta as condições ás suas conveniências, muda as coisas até se sentir bem. Portanto, esta capacidade de adaptação conduz a uma acomodação que tem como consequência a imobilidade das coisas: o que é mau assim permanece, porque o suportamos, o toleramos e nos habituamos.

B-   Na última fase da minha vida activa, ensinei em cursos superiores de engenharia até ao grau de licenciatura. Com cada turma nova, quando já tinha algum conhecimento sobre quem tinha á minha frente fazia sempre uma experiência: perguntava aos alunos que vantagem tinha o nosso povo, perante a generalidade dos outros povos europeus? Gerava-se uma discussão, e eles acabavam, por consenso, por dizer: “ Somos mais desenrascados que os outros, professor”.A seguir eu perguntava: “ Somos mais desenrascados que um profissional alemão?”. A resposta era invariavelmente “sim, somos”, e aí eu perguntava: “porquê?” Aí as respostas começavam a ficar muito baralhadas até eu interromper e dizer: “ Meus senhores, um profissional alemão está muito menos habituado que nós a ter de se desenrascar, porque simplesmente ELE RARAMENTE SE ENRASCA! Ele começa por planear as coisas e fazê-las bem. Pelo contrário, nós passamos a vida a enrascar-nos por falta de profissionalismo, e, claro È SÓ POR ISSO QUE DEPOIS PASSAMOS A VIDA A DESENRASCAR-NOS. Nestas aulas, nesta cadeira, eu não quero que vocês se desenrasquem....QUERO QUE NÃO SE ENRASQUEM...ENTENDIDO?

(Sei de fonte limpa que a discussão entre eles sobre este tema continuava lá fora.....ao menos punha-os a pensar....)

 

publicado por mochovelho às 20:33
link do post | comentar | favorito
2 comentários:
De NEOABJECCIONISMO a 16 de Junho de 2008 às 16:38
Mocho Velho. viva. Afinal o meu amigo tem do mocho o dom de ouvir nas entrelinhas dos sons. É catedrádico e queria passar despercebido. Um abraço forte. Este post é portentoso na análise de ser Português e da sua convicção que o professor, desde o inicio, tem muita da responsabilidade desta nossa qualidade inata que nos coloca, quase sempre, na cauda dos melhores do mundo.
Porque o meu amigo tinha do ensino uma imagem Socrática, da escola de Platão, e isso dá muito trabalho, nos dias de hoje. Fazer pensar.
Admito que os professores, hoje tenham muitas razões de queixa. E antes?...
Um grande abraço.
De mochovelho a 27 de Junho de 2008 às 18:55
Meu caro....
Não fui professor catedrático, e não posso receber comendas que não me pertencem... Fui sim , PROFESSOR, uma pessoa que ensina da melhor maneira que é capaz, em cursos de bacharelato e equivalências de licenciatura num estabelecimento privado do ensino superior.
Os professores , quando eu era aluno, se tivessem alguma razão de queixa seria apenas sobre os honorários, porque respeito e oportunidades de ensinar os discentes tinham tudo o que queriam, mais até do que o que precisavam. Cumprimentos

Comentar post

mais sobre mim


ver perfil

. 1 seguidor

pesquisar

Agosto 2009

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
31

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

posts recentes

AS APLICAÇOES PRÁTICAS D...

DESCRIMINAÇÃO

VIVA A BADERNA

HAVERÁ TERCEIRA VIA??

Há terceira via??????

O PADROEIRO

EMÉTICO

ACUDAM !!!!!

...

BIBA!BIBA!BIBA!

TERRORISMO E PRESERVATIVO...

A CRISE

DISCIPLINA

O QUE SERÁ?

O REGRESSO DOS ABUTRES

O IMOBILIÁRIO

A CRISE

QUE TAL....

Aonde vamos????

DUARTE de ALMEIDA

arquivos

Agosto 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Julho 2007

Junho 2007

Maio 2007

Abril 2007

Março 2007

Fevereiro 2007

links

blogs SAPO

subscrever feeds