Terça-feira, 29 de Julho de 2008

O TEMPO EXISTE???

    

 A NATUREZA DE ALGO QUE NÃO EXISTE

 

    Este post vai ser anormalmente chato, mas prometo que fico por aqui. Trata-se do tempo, mas não no sentido atmosférico ou meteorológico e sim no sentido daquela coisa indefinível que separa dois acontecimentos sucessivos.

   Na Física clássica, a grandeza tempo não tem nada que saber, o tempo “corre para a frente, sempre á mesma velocidade e nunca volta para trás”....Oh! Que coisa boa!.....Mas na física relativista as coisas começam a complicar-se. O tempo passa “a correr a velocidades diferentes”, relacionadas com a velocidade de um objecto, ou com a força da gravidade num local. A coisa é de tal modo que, na entrada de um buraco negro, (essas coisas do espaço em que a força da gravidade é tão grande que até a luz não lhe escapa e é absorvida), se tivermos um objecto capturado pelo buraco ele leva apenas uns milionésimos de segundo a ser engolido no tempo aí medido, mas para um observador externo , fora da influência do buraco, o objecto desloca-se a uma velocidade tão lenta, ( por dilatação do tempo), que parece estar parado. Tudo isto é fundamentado numa matemática inatacável, (absoluta,.... KKKKK! ) e simples.

   As coisas tornam-se menos abordáveis quando passamos aos aspectos que o tempo pode tomar na filosofia: Uma pesquisa feita á tempos indica-me que a maioria dos filósofos não desliga o tempo dos acontecimentos que nele têm lugar. Assim, só o momento presente tem sentido e existência...o passado, como tempo não existe, apenas perduram dele recordações e testemunhos, e  para o futuro nem isso temos. Portanto sob o ponto de vista filosófico o tempo não existe desligado dos fenómenos que nele se passam. Que me lembre só dois filósofos discordavam desta ideia : Kant (ou Platão não estou bem certo) e Newton....para eles o tempo era uma estrada que estava no local independentemente de alguém passar lá ou não, ou passar-se nela alguma coisa.

...Tomando as ideias da corrente maioritária , concluímos assim que passamos grande parte do NOSSO TEMPO ( KKKKK!) preocupados com coisas que não existem.....Por exemplo, o remorso não tem sentido e a preocupação com o futuro muito menos. Claro que estou a torcer as coisas e a fazer “blague “ com isto, mas não menti sobre as correntes e pensamento filosófico AO LONGO DO TEMPO, que a minha pesquisa começou com Sócrates....

 

publicado por mochovelho às 20:07
link do post | comentar | favorito
9 comentários:
De Barbara a 30 de Julho de 2008 às 15:16
Gosto quando você escreve esse tipo de texto. E gosto de me divertir pensando no tempo. O tempo é algo tão pessoal e relativo que cada um o vê de uma forma. Para quem quer fazer trilhões de coisas em um só momento, o tempo é escasso e corre a zilhômetros por hora. Para mim, que não me ocupo do tempo, o 'tempo' é generoso e caminha a passos confortáveis. Para quem carrega uma pesada mala de arrependimentos e mágoas nas costas, o tempo passado é quase um castigo e, quem sabe, um aprendizado. Para quem tem as costas leves, o tempo passado é história boa pra divertir os filhos e netos. Na verdade, só existe o agora. E o agora e agora e agora e agora. E agora.
De mochovelho a 30 de Julho de 2008 às 20:06
Olá Bárbara..... De vez em quando , mas raramente você lembra velhas amizades e faz-lhes uma visita.....pessoalmente gostomuito das suas visitas e, em vez de estar para aqui a ralhar deveria era agradecer , porque me deixa contente.....a sua juventude e clareza de espírito é contagiante...e eu bem preciso de ser contagiado.......Um abração para todos e um muito especial para si.
De contoselendas a 30 de Julho de 2008 às 20:37
Eu acredito que o tempo existe. Assim como um dia pode ser de Sol e Chuva.
O tempo quântico vive do passado do presente… e quem sabe do futuro.
Einstein mostrou que podemos estar a viver algo dito “presente” e “passado” ao mesmo tempo. Exemplo é quando à noite vemos as estrelas que poderão já ter morrido mas a sua luz só agora chega até nós e no entanto contemplamos toda a natureza que nos rodeia como “presente”.
Pessoalmente acho que qualquer vivência ou experiência se dá porque o “Passado” conduziu a tal experiência “Presente”. “Presente” que irá ter a sua influencia num “Futuro” pois por essa altura já será o “Passado” e o “ Futuro” o “Presente”.
O homem tem de aprender a viver o momento independentemente do Tempo que fizer…

Belos Posts
Boas divagações.

Contoselendas
De mochovelho a 31 de Julho de 2008 às 12:23
Obrigado meu caro.....Mas note que você, tal como eu no principio do post , fala do tempo da Física.....eu depois fui falar do tempo sob a óptica da filosofia....Dei a revisadela que pude , desde o que era atribuido a Sócrates e foi o que encontrei.....Onde termina a Física e começa a filosofia.... hunnn... Não sei!. Um abraço.
De mimi a 31 de Julho de 2008 às 12:16
Olá Mocho Velho este é um tema interessante.Eu penso que o Tempo existe, o dia de hoje ontem era futuro, hoje é presente e amanhã já será passado.Gostei muito de ler este texto, tal como gostei de ler os anteriores.Beijinhos.
De mochovelho a 31 de Julho de 2008 às 12:24
Obrigado....a tua presença e comentários são sempre desejados....aparece mais vezes.....Um abraço!
De samsara a 4 de Agosto de 2008 às 00:03
Mochovelho, o tempo existe, e pesa-me e de que maneira, é impossível ignorá-lo, adoraria ter mais tempo para fazer as coisas que gosto, para ter vindo aqui antes comentar e ocupar menos tempo nas obrigações e deveres. O tempo vê-se olhando para nós, para os outros, não para, estamos em permanente mudança e esta é directamente proporcional ao tempo, para mim claro!
Bjs
De mochovelho a 9 de Agosto de 2008 às 23:35
Samsara.....desculpe a tardia rreacç~~ao mas estive três semanas sem telefone e internet.....foi um caos. Sabe amiga....penso que o que você usa para identificar o tempo é exactamente o que eu digo...... acontecimentos : esse " olhando para nós e permanente mudança" diz tudo..... e se não houver mudança??? O tempo existe ou nãqo ???? KKKKK!
De samsara a 10 de Agosto de 2008 às 11:40
Pensei que estava a banhos.
Há sempre mudança meu amigo, sempre.
Beijinhos

Comentar post

mais sobre mim


ver perfil

. 1 seguidor

pesquisar

Agosto 2009

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
31

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

posts recentes

AS APLICAÇOES PRÁTICAS D...

DESCRIMINAÇÃO

VIVA A BADERNA

HAVERÁ TERCEIRA VIA??

Há terceira via??????

O PADROEIRO

EMÉTICO

ACUDAM !!!!!

...

BIBA!BIBA!BIBA!

TERRORISMO E PRESERVATIVO...

A CRISE

DISCIPLINA

O QUE SERÁ?

O REGRESSO DOS ABUTRES

O IMOBILIÁRIO

A CRISE

QUE TAL....

Aonde vamos????

DUARTE de ALMEIDA

arquivos

Agosto 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Julho 2007

Junho 2007

Maio 2007

Abril 2007

Março 2007

Fevereiro 2007

links

blogs SAPO

subscrever feeds