Sexta-feira, 10 de Outubro de 2008

A CRISE

                    A CRISE E O CONSUMO

 

     É crise por todos os lados.....Almoço crise, janto crise e sonho com a crise. Teoricamente isso não me deveria preocupar, pelo menos do modo como foi apresentada inicialmente: uma crise financeira, provocada por uma falta de capacidade das famílias americanas endividadas pela compra de casas a crédito, em pagaram as suas dívidas á banca. Parece que, não tenho a certeza, que essas famílias, na impossibilidade de pagarem as suas prestações as entregaram ás imobiliárias....e foram tantos os casos que passou a haver um superavit de casas no mercado e portanto, o seu preço acabou por descer abaixo do montante que ainda estava por ser pago pelas famílias que as abandonaram..... Foi assim???? É que se foi assim, só existe uma diferença em relação ao caso português: o preço a pagar por casas em segunda mão é muito superior ao que ficou por pagar pela família que saiu.....hehehehehe! É só ganho para a banca.... ao principio.....Mas , se algum dia, não há quem compre as ditas casas eu prevejo uma bancarrota.... e vocês? Claro que não tenho pena nenhuma dos tadinhos dos banqueiros...Para mim, e sem ter qualquer ideologia de extrema - esquerda, eles estavam muito melhor debaixo de sete palmos de terra. A banca é indubitavelmente necessária, mas não com “agiotas da opus dei” á frente......

    Seguidamente a globalização provou o que se esperava: a rápida propagação de toda a espécie de epidemias, inclusive as monetárias, financeiras, a tudo quanto é sítio.

    Mas o que me preocupa realmente? Eu sou um reformado com umas magras poupanças,

(a reforma também é magra pois não sou ex-ministro nem ex-administrador), o que leva que, (espero eu), a incidência da desgraça leve algum tempo a bater-me á porta, mas tenho família jovem e nesse aspecto a economia preocupa-me bastante.... Na realidade, não acredito que a crise seja e continue sendo apenas financeira pois a economia depende de fortemente de factores financeiros, como o acesso ao crédito por parte dos consumidores..... E sem consumo não há produção, e sem produção não há emprego, e sem emprego não há dinheiro para comprar e portanto não há consumo, e se.....Podíamos continuar, que iríamos sempre bater á mesma tecla: CONSUMO! Toda a nossa organização económica se baseia nisto e é exactamente isto que não pode parar, a pronto, a crédito, com banca, sem banca seja como for...... CONSUMO ,CONSUMO e CONSUMO!

 

publicado por mochovelho às 13:02
link | comentar | favorito

mais sobre mim


ver perfil

. 1 seguidor

pesquisar

Agosto 2009

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
31

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

posts recentes

AS APLICAÇOES PRÁTICAS D...

DESCRIMINAÇÃO

VIVA A BADERNA

HAVERÁ TERCEIRA VIA??

Há terceira via??????

O PADROEIRO

EMÉTICO

ACUDAM !!!!!

...

BIBA!BIBA!BIBA!

TERRORISMO E PRESERVATIVO...

A CRISE

DISCIPLINA

O QUE SERÁ?

O REGRESSO DOS ABUTRES

O IMOBILIÁRIO

A CRISE

QUE TAL....

Aonde vamos????

DUARTE de ALMEIDA

arquivos

Agosto 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Julho 2007

Junho 2007

Maio 2007

Abril 2007

Março 2007

Fevereiro 2007

links

blogs SAPO

subscrever feeds