Sábado, 20 de Junho de 2009

VIVA A BADERNA

     Não consigo perceber o ensino em Portugal ….Refiro-me especificamente ao  chamado secundário, portanto aquela fase de presumível aprendizagem que sucede aos prévios 4 anos de escola primária e antecede a  hipotética entrada numa universidade…. Pelas minhas contas 8 anos de estudo (de estudo…. KKKK!!!!) divididos em 3 grupos desde o 5º até ao 12º anos. Até ao 9º ano a frequência é obrigatória para todos e verificamos que a grande maioria dos alunos atingem esse mínimo para abandonar a escola num estado de deplorável iliteracia ( geral). Presumo que, tendo o estado instituído já há muito tempo, uma lei segundo a qual nenhum menor pode trabalhar antes dos 15 anos de idade,  terá , até lá, que os meter em qualquer lado, ou seja , tirá-los da rua….por isso o 9º ano é obrigatório, não para os jovens aprenderem mas para  terem onde "estar" antes de atingirem os 15 anos e poderem então dedicar-se livremente á droga, prostituição e outras marginalidades……..         

      As noticias que me chegam de todo o secundário são desgraçadas , e não apenas as que se referem ao período do 5º ao 9º ano. Aqueles que continuam até ao 12º ano não escapam a esta triste realidade: prática impune de abstenção, indisciplina nas salas de aula, agressões a professores perpetradas não só por alunos, mas também pelos respectivos pais ……. Enfim …uma “baderna” vergonhosa tacitamente aceite por este regime de trampa em que nos atolamos.  Os professores não podem expulsar um aluno que sistematicamente prejudica o bom ambiente necessário a uma aula , em nome de uns direitos quaisquer  de uma minoria marginal,  mas o direito da maioria, (ou mesmo apenas um só que seja),  a aprender, pode ser prejudicado á vontade…. ??? Vamos lá a entender isto….!?!?!?  A tornar tudo isto pior, os paizinhos agora estão convencidos que é a escola que tem que educar os seus filhos…. quando a escola apenas tem que ensinar, a missão de educar é dos pais e, se não a quiserem assumir , mandem os filhos directos para reformatórios ou colégios internos e desamparem o sistema de ensino público da presença das suas obnóxias crias……

    Diz-me um interlocutor que existe escondido na minha cabeça:

        Mas o estado não pode abandonar estes jovens!!

      Pois não, nem abandona, são os jovens que abandonam uma atitude senão correcta pelo menos tolerável !!!! Em questão de abandono,  estão abandonados á partida sim , mas pelos pais…….

   Mas se assim for esses jovens vão engrossar as fileiras da marginalidade criando um problema social!

  E não teremos um problema muito maior se o sistema de ensino não funcionar devidamente por causa deles, ficando cada ano dezenas de milhar de potenciais bons alunos por progredir aprendendo decentemente??? Onde vamos parar?????

    De tanto praticarmos a tolerância, que a mim mais me parece puro laxismo, acabaremos numa sociedade de burros e frustrados, numa época da evolução humana em que o conhecimento, o saber, é um capital indispensável .   

 

publicado por mochovelho às 20:09
link do post | comentar | favorito
6 comentários:
De B a 6 de Julho de 2009 às 14:31
Ao ler, pensei que tu tivestes escrito sobre o Brasil.
Mesma situação.
Indisciplina
Insuficiência
Incapacidade
Incompetência
Inconveniências, como a de levar crianças e jovens prá cima e não o que está acontecendo, que é deixarem-se TODOS, serem levados pela lei da gravidade e manterem as novas gerações no mais baixo nível.
Mas isso é uma maldade institucional e oficial, porque se forem bons, se tornarem-se bons, onde haverá mercado de trabalho ou dinheiro disponível a pagar pelo trabalho deles depois de formados?
Ou...como manter o sistema de CASTAS, no caso ocidental, disfarçado?
Vejo muita maldade.
E não sei como é em Portugal, mas no Brasil, a sociedade civil é omissa.
Todos dormem sobre seu próprio tédio que por sua vez ajuda a alimentar as causas do sistema.
Obrigada. Um abraço .
De jonal a 14 de Julho de 2009 às 22:26
Uso a tua frase:
" Mas isso é uma maldade institucional e oficial, porque se forem bons, se tornarem-se bons, onde haverá mercado de trabalho ou dinheiro disponível a pagar pelo trabalho deles depois de formados?
Ou...como manter o sistema de CASTAS, no caso ocidental, disfarçado?"
para te dizer que o maior capital de uma nação é a qualidade do seu povo. Um povo culto, humanistica e tecnologicamente, é capaz de transformar um deserto num oasis.....visita Israel !
( Lá, em cada 1000 licenciados 140/150 vão trabalhar para a investigação a vários níveis..... Um abraço!
De b a 15 de Julho de 2009 às 14:55
Concordo.
Israel
Suécia
Suiça
Dinamarca
Noruega
Holanda
Japãp
Mas....ao colocar o comentário, o fiz baseada na realidade de perto - a do Brasil e de tantos outros países.
Lembro de Leonel Brizola que dizia que não podíamos comparar o Brasil com a Suiça mas com a Bolívia.
Triste isso, até porque o país tem TUDO para tratar a Educação como outros assuntos, com mais eficiência, tem até o dinheiro - mas este, concentrado demais, sendo o nosso grande problema.
De a. a 8 de Julho de 2009 às 04:44
Isto é o resultado da boa globalização ...
O objetivo de quem ou do($) grupo($) criou e$$a Armadilha Social é apenas um e único com a finalidade de naufragar o Ensino às mais profundas regiões abissais das conciencias racionais. Poderia ser mais certeiro: deixar o Estudo Público no fundo do Universo ... Inconciente ...
Há de se clamar por JUSTIÇA E RESPEITO aos nossos Ascendentes que desde lá criaram a Escola com Democracia , a qual nos permite discutir nesta tribuna ou estaríamos vivendo às escondidas e reunidos para debatermos assuntos vários como os Filósofos ... no passado.
Com essa ferramenta, a Internet, devemos aproveitar mais como investigação da Origem da Escola ou outras decobertas científicas que nos permitiram chegar aqui com sabedoria e saúde.
De jonal a 14 de Julho de 2009 às 22:36
Penso que a globalização não é a culpada de tudo .... acho isso demasiado simples. O problema , quanto a mim está em quere meter tudo no mesmo saco numa absurda incompreensão do que é a igualdade ...... A IGUALDADE refere-se a igualdade de direitos e oportunidades e não igualdade absoluta entre os individuos .... Felizmente somos todos diferentes.....por isso mesmo é que há tantos individuos melhores do que eu em tantos aspectos......graças a Deus.....KKKKK!
( obrigado pelo comentário... vou visitar o teu blog)
De jonal a 3 de Agosto de 2009 às 12:54
Adenda á resposta do comentário de A..... Não consigo deixar comentários no teu blog....por mais que faça , o sistema rejeita(-me?). Como é? Um abraço!

Comentar post

mais sobre mim


ver perfil

. 1 seguidor

pesquisar

Agosto 2009

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
31

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

posts recentes

AS APLICAÇOES PRÁTICAS D...

DESCRIMINAÇÃO

VIVA A BADERNA

HAVERÁ TERCEIRA VIA??

Há terceira via??????

O PADROEIRO

EMÉTICO

ACUDAM !!!!!

...

BIBA!BIBA!BIBA!

TERRORISMO E PRESERVATIVO...

A CRISE

DISCIPLINA

O QUE SERÁ?

O REGRESSO DOS ABUTRES

O IMOBILIÁRIO

A CRISE

QUE TAL....

Aonde vamos????

DUARTE de ALMEIDA

arquivos

Agosto 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Julho 2007

Junho 2007

Maio 2007

Abril 2007

Março 2007

Fevereiro 2007

links

blogs SAPO

subscrever feeds