Terça-feira, 13 de Março de 2007

...

GOSTAVA DE SABER A VOSSA OPINIÃO

 DESDE QUE O HOMEM PENSA, A QUESTÃO DO TEMPO TEM SIDO PARA ELE UM MISTÉRIO.

 AO CONTRÁRIO DO ESPAÇO, NÓS NÃO PODEMOS MOVER-NOS NO TEMPO, MAS SERÁ QUE O TEMPO NOS MOVE COM ELE??

  Toda a minha vida trabalhei com o tempo, ( e ás vezes contra o tempo....KKKK), sem nenhumas dúvidas. Na ciência o tempo é uma "entidade física" ( desculpem o abuso...), que , á medida que progredimos em profundidade na disciplina, passa a quarta dimensão do espaço tempo e passa a "fluir" , mais depressa ou mais devagar, em função da intensidade da gravidade do local, na relatividade geral de Einstein. Mas não há problema , graças á santa matemática tudo se resolve. O pior é quando começamos a entrar na Filosofia. Aí, as coisas ficam bastante mais voláteis..... vejamos:

 I -  A primeira posição que li, sobre a natureza do tempo , deve-se a Sócrates. Diz o filósofo que em determinado instante, o passado já não existe como entidade física real, e o futuro também não, pelo que só o instante presente tem sentido. Pensando sobre isto, acho que ele tem razão, ( KKK ...quem sou eu  para dar razão a Sócrates?...kkkk), porque se o futuro neste instante não existe ainda,  obviamente o mesmo acontece com o passado... não podemos lá voltar. Aquilo a que chamamos passado são apenas as nossas memórias, registos nos nossos neurónios, e testemunhos dados por obras perduráveis, mas como tempo - entidade - física, nada existe. Sobre o futuro, apenas podemos produzir previsões, baseadas nessas mesmas memórias e extrapolando, pois também ele, como tempo, não existe nesse momento.

 II -  Aristóteles e Leibniz defendiam que o tempo não existe isoladamente dos acontecimentos que nele se dão. Esses acontecimentos dão-se com nós mesmos e com o nosso exterior. Ou seja.... Nada acontecendo, o tempo não existe! ( Não existe ou não damos pela sua existência?...esta é minha!) Mas é certo que nós medimos o tempo pela sucessão de acontecimentos : o sol nasceu e pôs-se ontem e hoje voltou a nascer o que indica que passou um dia. Nós usamos os acontecimentos repetitivos para identificar e medir o tempo, seja pelo nascer do sol, seja pelo mecanismo analógico ou digital dos nossos relógios....vivemos em função de intervalos entre acontecimentos. Metido numa casa escura, com as minhas características físicas perfeitamente estabilizadas, sem necessidades periódicas, será que eu teria a noção do tempo?

III - Já Platão e Newton, eram de opinião que o tempo tinha uma existência completamente independente do que nele se passava..... O tempo seria assim uma espécie de estrada onde os acontecimentos iriam tendo lugar, mas, se nada acontecesse , a estrada estava lá á mesma......É , concordemos, uma forma dogmática de simplificar toda esta questão do tempo....mas ás vezes, a resposta mais simples é a mais correcta.

IV -  Em 1908, McTaggart surgiu com a ideia que o tempo não existia realmente e que a ordem temporal no mundo era apenas aparente. Ao mesmo tempo desenvolvia a ideia de que a nossa noção de tempo dependia apenas da noção de relação de acontecimentos tais  como: depois de amanhã...dois dias antes, etc. Ou seja , o seu conceito só era utilizado com  sentido relativo, mas o tempo não teria existência real.

   É verdadeiramente extraordinária a convergência de pensamentos e teorias entre Filósofos/cientistas temporalmente tão afastados como Sócrates e Platão de Leibniz, Newton e McTaggart.

   Gostaria muito que os leitores deste triste escrito, dissessem, segundo a sua opinião, com qual das "visões" sobre o tempo , de entre as quatro apresentadas, mais se identificam, ou então, o que era ideal, apresentassem uma 5ª. OOPS!

publicado por mochovelho às 17:57
link do post | comentar | favorito
1 comentário:
De Débora Bellentani a 27 de Março de 2007 às 01:05
Por falar em tempo, arrumei um tempinho para passar por aqui!rs... O tempo? Eu o ignoro, já que não posso vencê-lo...Beijocas.
Escritora Caipira.

Comentar post

mais sobre mim


ver perfil

. 1 seguidor

pesquisar

Agosto 2009

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
31

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

posts recentes

AS APLICAÇOES PRÁTICAS D...

DESCRIMINAÇÃO

VIVA A BADERNA

HAVERÁ TERCEIRA VIA??

Há terceira via??????

O PADROEIRO

EMÉTICO

ACUDAM !!!!!

...

BIBA!BIBA!BIBA!

TERRORISMO E PRESERVATIVO...

A CRISE

DISCIPLINA

O QUE SERÁ?

O REGRESSO DOS ABUTRES

O IMOBILIÁRIO

A CRISE

QUE TAL....

Aonde vamos????

DUARTE de ALMEIDA

arquivos

Agosto 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Julho 2007

Junho 2007

Maio 2007

Abril 2007

Março 2007

Fevereiro 2007

links

blogs SAPO

subscrever feeds