Sábado, 7 de Abril de 2007

BOA PÁSCOA???????

DEUS e EU......?

     O título é presunçoso, pois, se Deus existir, pôr-me a mim próprio na mesma questão é inaceitável.  Na minha néscia opinião , há uma grande confusão com este personagem : DEUS.... Já ouvi algumas pessoas de confissão católica , manifestarem-me a sua confusão perante o Deus do antigo testamento e o Deus de Cristo. No caso do Deus do antigo testamento, ele não é de certo aceitável por uma mente que procura as coisas, tão contraditórias são as suas propaladas características. Mas o Deus cristão, pelas palavras do novo testamento, não foi senão classificado de infinitamente bom e misericordioso...mas.....ele não pôde, ou não quis, salvar o seu próprio filho....?  Esta é uma questão que não se põe... o estudo das atitudes de Jesus Cristo poucas duvidas deixam que ele preparou e provocou o seu próprio fim. E, mais  uma vez , na minha opinião , isso só aumenta a grandeza da sua dimensão humana. Quando Jesus diz aos fariseus: "Destruirei este templo e em três dias o reerguerei..", dá bem a dimensão da sua inteligência, da sua admirável intenção e obstinação, porque, uma vez morto, após três dias, o templo judaico começou a sua inexorável decadência e as sementes de milhares de templos do cristianismo começaram a germinar.

    Para mim...a Páscoa, não comemora a morte e ressurreição de ninguém, mas sim o sacrifício de alguém que deu a vida pelas suas ideias, de alguém, que difundia ideias e comportamentos que só vinte séculos mais tarde  os areópagos nacionais e internacionais viriam a adoptar e apenas parcialmente.... Serei um Cristão ateu? Não, pela simples razão que não consigo ser genuinamente Cristão.... as minhas faltas são muitas , diárias.....Não me reconheço em nenhuma das igrejas que se ergueram sobre a sua figura, pois todas o traíram..... todas se serviram de um exemplo ímpar para propósitos ignóbeis.

   Celebro a Páscoa, como a morte de Cristo, por aquilo que ele foi. Antecedeu Ghandi,  Martin Luther King e foi muito maior do que eles. ( Não sei o que digo....estas coisas não se podem comparar assim....todos sabem!). O que quero dizer é que o fenómeno "DEUS" está muito nebuloso e impreciso na minha mente , mas não o fenómeno CRISTO ! AFINAL SOU UM CRISTÃO ATEU!

   E porque, no final, tudo é transfomado numa festa mais ou menos comercial, com mais ou menos regras, os meus desejos de "Feliz Páscoa" , a quem os quiser aceitar.....

publicado por mochovelho às 21:05
link do post | comentar | favorito
2 comentários:
De Janethe Fontes a 18 de Abril de 2007 às 22:16
Gostei do Cristão Ateu (rs). Sabe, José, costumo dizer que a única coisa da qual não duvido é que existe um DEUS, um ser "maior"... alguém lá em cima. Talvez isso se deva pela minha necessidade de acreditar que existe "algo" além dessa vida. Não poderia "aceitar" que não existe nada além dessa vida... que tudo se acaba com os vermes comendo sua pele. Não! Não posso me conformar com "o nada". Preciso acreditar que existe "uma continuidade", que vou encontrar minha família e meus amigos em algum outro lugar... Preciso acreditar que tudo isso é apenas provisório... e que lá em cima (ou seja lá onde for) é bem melhor do que aqui. Abs, Janethe Fontes
De mochovelho a 21 de Abril de 2007 às 00:26
Janethe... esse ACREDITAR que existe qualquer coisa durante e "depois", é complicado ......Mas há muita gente que diz que é exactamente essa esperança infundada, que permite ao ser humano manter a sanidade de espírito. Ao longo da minha vida, tenho verificado que as pessoas como você, crentes de alguma coisa, levam melhor a vida, são mais equilibradas e , essa esperança as ajuda a serem melhores para si mesmas e para os outros. Portanto, mesmo que a esperança não tenha razão de ser, acaba por ser benéfica.... ainda bem que a têm e conservem-na...digo-o com sinceridade..... O meu caso é muito mais difícil e pouco posso fazer. Um abraço!

Comentar post

mais sobre mim


ver perfil

. 1 seguidor

pesquisar

Agosto 2009

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
31

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

posts recentes

AS APLICAÇOES PRÁTICAS D...

DESCRIMINAÇÃO

VIVA A BADERNA

HAVERÁ TERCEIRA VIA??

Há terceira via??????

O PADROEIRO

EMÉTICO

ACUDAM !!!!!

...

BIBA!BIBA!BIBA!

TERRORISMO E PRESERVATIVO...

A CRISE

DISCIPLINA

O QUE SERÁ?

O REGRESSO DOS ABUTRES

O IMOBILIÁRIO

A CRISE

QUE TAL....

Aonde vamos????

DUARTE de ALMEIDA

arquivos

Agosto 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Julho 2007

Junho 2007

Maio 2007

Abril 2007

Março 2007

Fevereiro 2007

links

blogs SAPO

subscrever feeds