Quarta-feira, 16 de Maio de 2007

TOLERÂNCIA

      A “ TOLERÂNCIA”

  A tolerância é, segundo os fazedores do “ politicamente correcto” actual, um ingrediente essencial na boa convivência em sociedades, multi – étnicas, plurirraciais..... é ainda panaceia para muitas coisas mais, mas ficamos apenas por este aspecto.

  Eu tenho uma lista de palavras malditas, isto é, palavras que me repugna usar.....Da última vez que, num blog, expus a minha opinião sobre a “ caridade”, palavra, conceito e prática, fui quase “linchado”. Mas, como burro velho não aprende, vou falar sobre a tolerância.

   O que é a TOLERÃNCIA??? Tolerância é um desvio em relação a um valor ou propriedade estipulados previamente, que é considerado aceitável pela entidade fiscalizadora. Assim, se a chefia da policia de trânsito , em dada altura disser aos seus agentes para praticarem uma tolerância de 10 Kilómetros por hora no respeitante á velocidade dos veículos, tal quer dizer que um agente não autuará um individuo que circule a 100 Kilómetros , numa zona para a qual a velocidade máxima permitida é apenas de 90. Sintetizando: A Tolerância É UM DESVIO PERMITIDO pelo Juiz de alguma coisa, ao valor que ele próprio estabeleceu para ela.

    Como se pode encarar a Tolerância no âmbito social, nos aspectos da diferenças raciais???  Para os mais ingénuos e bem intencionados a resposta é : Tolerância entre indivíduos no que respeita ás diferenças  físicas e culturais das suas diferentes raças........ Mas, quem entrar bem na alma das gentes, quem quiser ver as coisas por dentro, poderá ver algo de diferente...... e nada como um exemplo para ilustrar o que quero dizer :

 

   O Sr. A, caucasiano, branco louro de olho azul, em termos de “tolerância” raciocina assim em relação ao seu vizinho africano ou asiático : “ TU ÉS DIFERENTE DE MIM, MAS NÃO TENS CULPA DISSO, E DA TUA INFERIORIDADE RESULTA O DEFICIT CULTURAL QUE TE SEPARA DE MIM.TODAVIA EU VOU PERMITIR-TE ESSE DESVIO DE INFERIORIDADE E CONSEQUENTE DESVIO CULTURAL E TRATAR-TE COMO SE ELES NÃO EXISTISSEM ......  E a isto ele chama tolerância....e a isto, a grande parte das sociedades europeias chama tolerância quer racial, quer étnica, quer económica, quer cultural ( de cultura ao Kilo ou ao metro), ETC........

 

   Foi ao ler uma crónica de UMBERTO ECO que me apercebi bem disto, e é por isso que a palavra TOLERÂNCIA, passou a fazer parte do meu dicionário de OBSCENIDADES.

 

 

publicado por mochovelho às 12:58
link do post | comentar | favorito
5 comentários:
De Paulo Farias a 17 de Maio de 2007 às 11:47
De paulo farias a 17 de Maio de 2007 às 03:50
Amigo José,
Parabéns pelo tema abordado.
Não li o artigo do Umberto Eco que você fala.
Também não percebo a abrangência do que você escreve em relação ao segundo exemplo na cultura européia. (o primeiro caso do guarda de trânsito é apenas uma isenção, dispensa). Mas no que se refere ao caso do caucasiano, branco louro de olho azul, é lamentável a tolerância como se fosse dizer “eu suo superior a você, mas te SUPORTAR”.
Acho que temos que compreender a ilusão, a ingenuidade e a pobreza mental deste rapaz loiro de olhos azuis que você dá como exemplo. Acho que são os europeus que são diferentes e não têm culpa disso. Esta inferioridade e déficit cultural só foram superados com o uso da força, das armas, das invasões e do colonialismo. Suas catedrais só foram construídas usurpando estes povos a bala. Agora o mundo mudou. São os asiáticos, os negros africanos e os mestiços latinos que invertem a antiga lógica. Não é a toa que no teu post anterior falas de professoras de lingüística fazendo faxinas, pois os moçambicanos não limpam mais as latrinas européias. A ilusão de que são seres superiores pelos olhos azuis, que pelo teu comentário ainda é forte na Europa, vai cair por terra nos próximos anos. Mas nós, latino-americanos, estamos de portas abertas para receber os imigrantes europeus. Não tenham medo. Seremos tolerantes.

De mochovelho a 17 de Maio de 2007 às 12:03
A Europa vai ter o que merece..... Cada vez mais , está a tornar-se multicultural e multiracial....MAS ISSO VAI SER MAU ???? Olha que não sei , se em vez de mau VAI SER BOM....Porque a Europa está transformada num MUSEU BAFIENTO, com povos sem vida, sem sangue nas veias. Esta malta aqui , anda toda dedicada a filosofias e intelectualismos balofos, com UMA FALSA supercivilização em relação aos outros....Quem vier aqui, diz que estão aqui os povos mais civilizados do mundo....tens aqui respeitos pelos direitos humanos que não encontras em nenhum outro lado do mundo. ( há quem lhe chame fraqueza....KKKK), mas até que ponto isso é genuino não sei.....Por isso escrevi o "TOLERÂNCIA".
Quanto ao branco , louro de olhos azuis, só um Europeu compreenderá a minha ironia.... Eu sou moreno o meu sangue é uma mistura de sangue visigodo, judeu e árabe, essencialmente.....Ás vezes, fulanos como eu, também são vitimas da TOLERância desses rapazes louros....KKKKK!
De Janethe Fontes a 28 de Maio de 2007 às 19:42
Amigão, interessante essa sua colocação. Também não havia me dado de conta disso. Vou passar a analisar com mais cautela o sentido da palavra tolerância antes de usá-la. Aproveitando, qual o endereço do site do Umberto Eco? Abs, Janethe Fontes.
De mochovelho a 28 de Maio de 2007 às 20:25
É na realidade um facto, que , quando falamos da nossa tolerância em relação aos outros estamos, sem ás vezes dar conta disso, a colocar-nos a nós próprios numa situação superior.......AS PALAVRAS SÃO MUITO TRAIÇOEIRAS.......
Quanto ao site do Umberto Eco, ele tem um de certeza.O último livro que li dele é um conjunto de crónicas do que ele tem escrito em jornais de Itália e ele fala lá das suas discussões com amigos, pela internet...... Procurei no Google e encontrei centenas de sites não dele , mas sobre ele, pois é preciso não esquecer que é um dos mais importantes intelectuais da actualidade....Comecei a procurar e depois lembrei-me: Que estou a fazer? Se encontrar a página de Umberto Eco dele mesmo, ela estará, de certeza em Italiano, lingua que eu não sei...... Pode até ter tradução noutras linguas , se calhar, mas em português, duvido muito...E fiquei por aqui! Só podemos recorrer aos livros que ele já escreveu e foram traduzidos para português, tais como: O NOME DA ROSA ( que deu um filme magnifico),O PENDULO DE FOUCAULT( muito complexo), A MISTERIOSA CHAMA DA RAINHA LOANA E A ILHA DO DIA ANTES( não li estes dois),e agora, este livro de crónicas : A PASSO DE CARANGUEJO, que não aconselho a comprar porque tem demasiado a ver com a política europeia , especialmente com o que se passa em Itáliae há muita coisa que nos escapa..... Um abraço!
De Ana a 16 de Janeiro de 2010 às 12:00
A tolerância não se pode avaliar
através do comportamento dos outros...
mas sim pela nossa própria atitude em relação à mesma...

Fechar os olhos: ... e agora, o que é que eu tenho cá dentro no interior de mim?

Parabéns pelo blogue e pelo mocho!
Tem uns olhos fantásticos! Perco a cabeça com a luz desses olhos...

Comentar post

mais sobre mim


ver perfil

. 1 seguidor

pesquisar

Agosto 2009

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
31

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

posts recentes

AS APLICAÇOES PRÁTICAS D...

DESCRIMINAÇÃO

VIVA A BADERNA

HAVERÁ TERCEIRA VIA??

Há terceira via??????

O PADROEIRO

EMÉTICO

ACUDAM !!!!!

...

BIBA!BIBA!BIBA!

TERRORISMO E PRESERVATIVO...

A CRISE

DISCIPLINA

O QUE SERÁ?

O REGRESSO DOS ABUTRES

O IMOBILIÁRIO

A CRISE

QUE TAL....

Aonde vamos????

DUARTE de ALMEIDA

arquivos

Agosto 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Julho 2007

Junho 2007

Maio 2007

Abril 2007

Março 2007

Fevereiro 2007

links

blogs SAPO

subscrever feeds