Domingo, 20 de Maio de 2007

PESSIMISTA

 

  EU, PESSIMISTA COM MUITA HONRA.....

      Eu devia ler mais do que leio actualmente.... A leitura faz-me muito bem...Ando uma data de tempo com os outros a chamarem-me coisas, ( como por exemplo : pessimista), e eu com problemas por causa disso e depois, leio um artigo de um individuo que, sozinho, vale mais que todos os que conheço....( desculpem lá isto), onde ele defende ideias que me são comuns. A esta hora vocês já estão a dizer: Que grande vaidoso, que grande presunçoso que este cara é...... mas deixem-me explicar que isto não acontece sempre.... só de vez em quando... eu sou normalmente estúpido como qualquer outra pessoa e sei isso muito bem.

      Mas voltemos á "vaca fria" .... Durante toda a minha vida as pessoas classificaram-me como um pessimista, dizendo que isso influía negativamente, na capacidade que eu teria de "fazer coisas" , enfrentar desafios.....visto que , á partida considerava esses objectivos falhados. Curiosamente, conheço poucas pessoas que tenham enfrentado tantos desafios como eu , nesta vida que já me pesa. Aliás, posso dizer, e desta vez com toda a jactância que sou capaz,  que nunca recusei um desafio que me tivesse sido proposto na minha vida profissional.... como dizemos por aqui: FUI A TODAS....E essa atitude não me parece contraditória com o meu omnipresente pessimismo.....PORQUÊ?

     Porque , como faz notar Umberto Eco numa das suas crónicas há o PESSIMISMO PRODUTIVO(*)....ou seja, o individuo vê a possibilidade de uma série de coisas correrem mal, onde um optimista só vê facilidades e venturas. Pela sua atitude, e uma vez que o pessimista não fica parado porque é um pessimista produtivo, ele estuda o que prevê que corra mal e evita esses acontecimentos, ou prepara-se para soluções alternativas ou de emergência....OU SEJA : O PESSIMISTA PREVINE,  tem uma atitude de prevenção, enquanto o OPTIMISTA confia na sorte ou na ajuda de uma Nossa Senhora qualquer. Por outro lado, o pessimista tem muito menos desilusões....KKKKK !!!! Vocês dirão agora : mas isto de prever o que pode correr mal é uma atitude normal e comum á maioria dos indivíduos.....ESTÃO MUITO ENGANADOS!!! Basta observarem, neste país, o número de iniciativas que abortam após pouco tempo de iniciadas, quando havia um largo sorriso na boca dos seus mentores que em pouco temo se transformou em esgar........

     Portanto assino :

     EU, PESSIMISTA COM MUITA HONRA.....

  (*) Estas pobres linhas foram provocadas não por qualquer artigo de Umberto Eco sobre o assunto, mas apenas por um único parágrafo de uma sua extensa crónica sobre outro assunto.

publicado por mochovelho às 19:18
link do post | comentar | favorito
5 comentários:
De Janethe Fontes a 28 de Maio de 2007 às 15:44
Gostei dessa, amigão: PESSIMISTA PRODUTIVO. Mas não confunda pessimista com realista. O realista tem espírito prático, pesa prós e contras. Já o pessimista só pesa só os contras (rs). Abs. Janethe Fontes.
De Janethe Fontes a 28 de Maio de 2007 às 15:56
Gostei dessa, amigão: PESSIMISTA PRODUTIVO. Mas não confunda pessimista com realista. O realista é aquele que tem espírito prático, pesa prós e contras. Já o pessimista pesa só os contras (rs). Abs, Janethe Fontes.
De mochovelho a 28 de Maio de 2007 às 19:54
Até que acho que tem razão Janethe, e muitas vezes me autoclassifiquei de realista e respondia aos que me apelidavam de pessimista: "NÃO , NÃO... O QUE SOU É REALISTA".....Depois, com o andar do tempo, as leituras e os pensamentos fiquei 95% crente de que é impossível ao ser humano conhecer qualquer REALIDADE....ele apenas tem uma visão pessoal dela. Por isso , perante a mesma coisa duas pessoas têm " honestas realidades diferentes".......KKKKKK. Resultado, a palavra realidade entrou para a minha lista de palavras proíbidas, ( ás vezes esqueço-me....qualquer dia fico sem palavras nenhumas....KKKK). Mas é evidente que tem razão: um ser normal faz a análise prévia das diversas e possíveis consequências de determinado acontecimento.......e é isso que eu faço.
De Bárbara a 25 de Junho de 2007 às 17:57
Mas José, a questão aí seria de burrice ou inteligência, não acha? Porque existem os otimistas inteligentes também, que mesmo acreditando que as coisas possam dar certo, não deixam de realizar as ações necessárias para garantir que, realmente, dê certo. Eu me vejo dessa forma: uma otimista produtiva, que trabalha, previne e reza pra Nossa Senhora. heheheheheh
De mochovelho a 25 de Junho de 2007 às 21:35
Eu não reduziria a coisa a inteligência ou não inteligência... Nas empresas , hoje se preocupam mais com o que chamam QE ( Quociente emocional), dos contratados e candidatos do que com o antigo QI. Eu diria que você tem razão, mas estamos a discutir ... quase semântica, ou talvez pior : Temperamento, esperança, etc. E eu aí, sou autoreconhecidamente do pior que há, por causa da minha desgraçada opinião sobre a natureza humana. Um abração.

Comentar post

mais sobre mim


ver perfil

. 1 seguidor

pesquisar

Agosto 2009

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
31

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

posts recentes

AS APLICAÇOES PRÁTICAS D...

DESCRIMINAÇÃO

VIVA A BADERNA

HAVERÁ TERCEIRA VIA??

Há terceira via??????

O PADROEIRO

EMÉTICO

ACUDAM !!!!!

...

BIBA!BIBA!BIBA!

TERRORISMO E PRESERVATIVO...

A CRISE

DISCIPLINA

O QUE SERÁ?

O REGRESSO DOS ABUTRES

O IMOBILIÁRIO

A CRISE

QUE TAL....

Aonde vamos????

DUARTE de ALMEIDA

arquivos

Agosto 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Julho 2007

Junho 2007

Maio 2007

Abril 2007

Março 2007

Fevereiro 2007

links

blogs SAPO

subscrever feeds